Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.125 vias cadastradas em 1683 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Blocos - Ponta do Picão (Guaratiba)

Ampliar imagem Blocos - Ponta do Picão (Guaratiba)
Blocos - Ponta do Picão (Guaratiba)
Cadastrada por: Luciano Bender, em 08-01-2019 às 14:13
Altitude: 85 metros
Descrição: A Ponta do Picão é a península rochosa que limita, à esquerda, as praias do Canto e de Barra de Guaratiba. Ela conta com dois canyons e diversas pequenas falésias e grandes blocos que, juntos, possuem cerca de 40 vias dos mais variados graus de dificuldade. A Ponta do Picão funciona como um quebra-mar natural para as duas praias citadas, o que se por um lado garante mar calmo (exceto durante as ressacas) para as multidões que a elas acorrem nos fins de semana, por outro faz com que o seu lado sul, exatamente aquele onde se localizam quase todas as escaladas, seja muito castigado pelas ondas. Portanto, é necessário um dia de mar tranquilo para que se possa escalar por lá.

Do topo da Ponta do Picão tem-se uma vista estupenda daquelas praias, da Restinga da Marambaia e da Baía de Sepetiba, com os seus ricos manguezais.

Originalmente um reduto de pescadores, que são unânimes em elogias a sua piscosidade, a Ponta do Picão hoje já tem incorporados à sua paisagem os escaladores. Contudo, ela merece ser também conhecida por aqueles que queiram apenas passear, tal a diversidade de recantos bonitos e agradáveis que oferece.

Além das vias de escalada propriamente ditas, encontramos ali incontáveis blocos espalhados ao longo de sua crista ou agrupados em outros pontos, que apresentam um potencial fantástico para a prática de bouldering, o que permanece pouquíssimo explorado.

No final da Ponta do Picão, pouco antes do Canyon de Fora, existem alguns blocos de grandes dimensões, altos demais para bouldering, que proporcionaram diversas vias de escalada curtas de inegável qualidade.

Tem-se, dali, uma bela vista das praias de Barra de Guaratiba e do Canto, assim como da Restinga de Marambaia, que avança no mar por 48 km na direção da Ilha Grande, em Angra dos Reis. O único toque negativo do lugar é dado pelo lixo largado no local.
Como chegar à base: Cerca de 30 metros após o final da Praia de Barra de Guaratiba, e portanto um pouco antes do final da estrada de mesmo nome, começa, à esquerda, a Rua Parlon Siqueira. No início ela é uma ladeira muito íngreme mas, depois, prossegue por mais algumas centenas de metros em subidas e descidas suaves até uma última curva em ângulo reto para a direita; neste ponto começa a trilha para a Praia do Perigoso e, por extensão, para o pico de mesmo nome e para a Falésia dos Orixás. Prosseguindo pela Rua Parlon Siqueira, ela se torna ainda mais estreita até terminar bem no topo da Ponta do Picão, em uma laje de pedra que funciona como estacionamento improvisado.

Siga até o fim da trilha principal, que termina em um costão rochoso onde, logo à esquerda, encontra-se o bloco onde se situam "Cantinho das Sereias" e "Fissurei". A partir deste costão se chega, de bloco em bloco, a outro costão localizado um pouco mais abaixo e à direita, onde começam as vias de "Peter Pan" a "Capitão Gancho", e por onde se chega à base de "Corredor Polonês" e "Terra do Nunca". Para se chegar às vias "Fricote", "Ponto G", "Balança-Mas-Não-Cai" e "Chaminé Mirim", abandone a trilha principal um pouco antes de seu final, descendo para a direita por outra trilha, pequena mas evidente.
Fonte: ILHA, A. 1999. Guia de Escaladas de Guaratiba. Ed. do autor, Rio de Janeiro. 108 p.
Coordenadas: -23.072644546444852,-43.571661259237146
Encontrou algo errado? Clique aqui